segunda-feira, 15 de abril de 2013

A Geomorfologia e suas limitações em áreas Turísticas.

 O conceito de Geomorfologia,se trata de uma especialidade da Geografia Física,que procura compreender os processos formados do relevo,bem como a sua dinâmica externa. É crescente o número de visitas para ambientes naturais e neste contexto emerge um novo segmento turístico, que tem os aspectos geológicos como seus atrativos. O geoturismo dentro das potencialidades exploradas pelo os mesmos, formam topográficas erosivas de ambientes fluviais, como as quedas d’ água, são muito procurado devido sua beleza cênica e também pela oportunidade que gera de proporcionar ao turista um entendimento da geologia geomorfologia local. O relacionamento do turismo com o meio ambiente está longe de ser simples, numerosas situações de conflito são registradas e diante de sua fragilidade, cada medida ou precaução pode gerar um efeito perverso, difícil de controlar, o desafio reside em encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento da atividade e a proteção. Exemplo: Devido a grande números de pessoas (visitantes) e exploração do ambiente, Machu Picchu (Conhecida por cidade perdida dos Incas), localizada no Peru, está reduzindo o número de visitantes por dia, para proteção e conservação do local, assim podemos citar na cidade de Angra dos Reis, localizada no Brasil no estado do rio de janeiro a ilha do ‘Abraão’ que também foi limitada para visitantes e turistas ,devido a problemas e danos ocasionados por excesso e exploração de suas praias e cachoeiras sem devida fiscalização.

  • Machu Picchu- Peru;


  •  Rio de Janeiro- Brasil (Ilha do Abraão);



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Conceitos de Lazer, recreação e como se relacionam com o Turismo.


O lazer e um conjunto de ocupações ás qual o individuo pode entregar-se de livre vontade, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou ainda para desenvolver sua informação desinteressada, ou seja, a, pois estar livre de obrigações profissionais, familiares e sociais, portanto e uma forma de utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que goste de fazer.

O lazer possui ações integradas ao Turismo, podemos citar;
  • Lazer Noturno: Atividades em que se desenrolam a noite, bares, restaurantes, cinema...
  • Lazer Espetáculo: Relacionado com os espetáculos, em que podemos distinguir os culturais: Teatro, concertos, shows, apresentações culturais...
  • Lazer Esportivo: Se refere à prática de algum esporte.
  • Lazer Alternativo: Este possui duas vertentes, uma que se refere o lazer alternativo noturno, que em parte e dirigido a jovens para proporcionar uma alternativa mais sadia em suas saídas noturnas. E o outro e um tipo de lazer não convencional, no esportivo e no espetáculo na que o participante é ato principal de seu lazer. 

Podemos distinguir em dois tipos de lazer:
Lazer Ativo: Lazer em que o participante é receptor e emissor de estímulos.
Lazer Passivo: Lazer em que o participante é unicamente receptor de estímulos.

O termo recreação é hoje passível de analise por muitos ângulos diferentes. Da maneira mais específica, como manifestação cultural que se caracteriza por divertir e entreter o individuo que dela participa, é por essência uma prática lúcida onde a participação busca ser prazerosa e produzir no individuo ou na sociedade um movimento de mudança positiva, um revigorar da mente ou do corpo, ou ainda de ambos.
A recreação é associada e apresentada de maneira ligada á área de lazer quase como se o binômio recreação e lazer possuíssem um significado único, isto talvez ocorra por ambas ás áreas possuírem características comuns como o componente lúcido, a busca da satisfação pessoal, a flexibilidade nas regras. Mas recreação não está restritos um ao outro, embora vezes encontrem vivências que pertencem ás duas áreas, e ambas estão associadas ao Turismo.