segunda-feira, 24 de março de 2014

ALÉM DA SALA DE AULA!

Este filme relata os desafios da profissão docente, vale a pena assistir! 


A CULTURA E SUA FUNÇÃO!

Claude Levi- Strauss, afirma que a cultura surgiu no momento que o homem convencionou a primeira regra, Já Leslie White, que a passagem do estado animal para o humano, ocorreu quando o cérebro do ser humano foi capaz de gerar símbolos, logo podemos observar que a cultura está muito além de uma simples palavra e definição. Podemos classifica-la, em categorias, mas antes vamos conhecer sua etimologia, Cultura vêm do Latim ‘cultura-ae’, pode ser definida como modo próprio de ser do homem em coletividade, sendo que esse processo é um aprendizado que ocorre em parte de forma consciente e em parte inconsciente no que diz respeito ás forma de pensar, agir, fazer, relacionar-se, posicionar-se, em uma palavra, de reproduzir-se. Logo observamos sua definição como, cultura como erudição, cultura como hábito e costumes, cultura como arte, cultura como um todo complexo, cultura como identidade, cultura como padrão e cultura como dimensão que dá sentido, por tanto compreendemos o complexo que inclui os seguintes conhecimentos, artes, Leis, crenças, moral, costumes, enfim tudo o que o ser humano adquire como membro de sua comunidade.
Nesse contexto podemos dizer que a cultura está muito além de um ser humano ser caracterizado ‘ignorante dos fatos básicos da política, economia e literatura, pelo mesmo fator ser considerado um ser ‘’ sem cultura’’. Usa-se cultura como sinônimo de sofisticação de sabedoria, de educação no sentido restrito do termo, cultura aqui e equivalente há volume de leituras, a controle de informações, e chega a ser confundido como inteligência, como se a habilidade para realizar certas operações mentais e lógicas, fosse algo a ser medido, pelo número de livros que um indivíduo leu, por ele ser poliglota, de memória, etc. Nessa síntese podemos entender como de costume a cultura e observada no dia-a-dia numa sociedade, e como esses conceitos são adquiridos e repassados pelo senso comum de geração em geração.

Quando um Antropólogo fala em cultura, como os exemplos citados acima, ele usa a palavra como um conceito chave para a intepretação da vida social, todas as formas culturais ou todas as ‘’ sub- culturas’’ de uma sociedade são equivalentes e, em geral, aprofundam algum aspecto importante que não pode ser esgotado completamente por outra ‘’ sub- cultura’’. A definição de cultura, então, permite uma perspectiva mais consciente de nós mesmos, mesmo diante de formas culturais aparentemente irracionais, cruéis ou pervertidas, existe o homem a entende-las ainda que seja para evita-las, tarefa inevitável que faz parte da condição de ser humano e viver num universo marcado e demarcado pela cultura. Os padrões culturais mantêm suas diversidades, aprender a respeitar, conhecer, entender, são desafios a serem alcançados, pois a vida e uma arte, e seus artistas possuem suas próprias crenças, moral, costume, organização, sua cultura, portanto cada indivíduo possui cultura, você vivência a mesma.